O QUE PRECISA DE SABER SOBRE A
CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS
INDIQUE OS DADOS
DO IMÓVEL
AGENDE A SUA VISITA
ESCOLHA O PERITO QUALIFICADO
CONTRATE E PAGUE
O SERVIÇO
VISITA E AVALIAÇÃO ENERGÉTICA
O CERTIFICADO ENERGÉTICO
ESTÁ PRONTO
O que é o Certificado Energético?
É um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). Contem informação sobre as características construtivas do imóvel e os consumos energéticos relativos a diferentes usos, como aquecimento e arrefecimento da casa e produção de águas quentes sanitárias. Inclui ainda medidas de melhoria para reduzir o consumo, como a instalação de vidros duplos, o reforço do isolamento ou a instalação de equipamentos mais eficientes.
Quem emite o Certificado Energético?
O certificado energético é emitido por peritos qualificados reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE) – entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE). Apenas o perito qualificado tem a habilitação legal para efetuar a visita ao imóvel para efeitos de emissão de um Certificado Energético. Os Peritos Qualificados são engenheiros, inscritos nas respetivas Ordens Profissionais com, pelo menos, 5 anos de experiência e que que estão acreditados pela Agência para a Energia (ADENE).
Quanto tempo demora?
A emissão do certificado energético pressupõe uma visita prévia do perito ao imóvel, para reunir toda a informação necessária. A visita ao imóvel pode durar em média entre 30 e 60 minutos, dependendo das caraterísticas do imóvel. A emissão do certificado energético demora entre 1 e 5 dias úteis, dependendo do serviço contratado pelo cliente. O certificado energético possui assinatura digital e é enviado por e-mail. Caso pretenda receber o documento por outra via deverá informar os nossos serviços.
Qual a validade do Certificado Energético?
O prazo de validade do documento varia consoante o tipo de certificado e de edifício:
- 10 anos, para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços;
- 8 anos, para grandes edifícios de comércio e serviços, e deve ser renovado no final deste período.
Que documentos são necessários?
Até ao dia da visita, o proprietário deve disponibilizar por e-mail ou entregar cópia dos seguintes elementos:
- Planta do Imóvel
- Caderneta Predial (partir do Portal das Finanças)
- Certidão da Conservatória do Registo Predial (fotocópia não certificada caso seja obtida na Conservatória ou Informação Predial Simplificada caso seja obtida em (www.predialonline.pt)
Caso seja possível o proprietário deve ainda facultar para consulta durante a visita os seguintes documentos:Ficha Técnica de Habitação
- Licença de Utilização
- Fichas Técnicas ou outos documentos técnicos dos sistemas de climatização ou aquecimento de águas instalados